Embraer realiza primeiro voo com Eve, protótipo de "carro voador"
Expectativa é de que modelo receba certificação para entrar em serviço em 2027


Reuters
O protótipo de "carro voador" Eve, controlado pela Embraer, completou o primeiro voo nesta sexta-feira (19), segundo a fabricante Eve Air Mobility. Expectativa é de que a aeronave receba certificação para entrar em serviço em 2027.
O voo inaugural na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, marca o início dos testes de voo da Eve, que acumulou quase 3 mil pedidos potenciais para a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) antes da produção.
"O protótipo se comportou exatamente como previso pelos nossos modelos. [...] Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada", disse Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
O modelo se junta ao grupo de aeronaves movidas a bateria com capacidade de decolagem e pouso vertical para transportar passageiros em viagens curtas por cidades, setor tido como fundamental para o crescimento e o futuro da empresa brasileira fabricante de aviões.









