Publicidade
Brasil

Em visita ao Brasil, premiê do Japão passa o dia em São Paulo

Fumiu Kishida veio conhecer a cidade que tem a maior comunidade japonesa fora do país

Imagem da noticia Em visita ao Brasil, premiê do Japão passa o dia em São Paulo
Publicidade

Em visita ao Brasil, o primeiro-ministro do Japão, Fumiu Kishida, passou o sábado (4), em São Paulo, cidade que abriga a maior comunidade japonesa fora do continente asiático.

O premier foi recebido com acenos de crianças no bairro da Liberdade. Na sede da "Bunkyo", a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, falou para uma plateia de 1.200 convidados. Kishida destacou o acordo que isentou a exigência de visto de curta permanência para brasileiros em viagem ao Japão, estabelecido em 2023.

Além disso, visitou a Japan House, uma casa de cultura na Avenida Paulista mantida pelo governo japonês em apenas mais duas cidades do mundo, Londres e Los Angeles.

No ano passado, o intercâmbio econômico entre as duas nações alcançou quase 12 bilhões de dólares, com um superávit brasileiro de mais de um bilhão e meio de dólares. O Brasil busca aumentar essa abertura do mercado japonês para seus produtos.

Na última sexta-feira (3) em Brasília, o presidente Lula e o premiê Fumiu Kishida conversaram sobre o comércio de carne bovina. Atualmente, o Japão importa 70% da carne consumida no país, sendo Estados Unidos e Austrália os principais fornecedores.

Segundo Emiliano Unzer, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, o Brasil tem condições de conquistar parte desse mercado, mas enfrentará desafios relacionados às regulamentações sanitárias impostas pelo governo japonês, incluindo a necessidade de aval da OMSA. O Brasil está progredindo na eliminação da febre aftosa no gado e suíno, o que pode resultar em uma maior abertura desse mercado.

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade