Chuvas deixaram 3 mortos em SP e 22 mil sem energia elétrica no RS
Em São Paulo, 500 pessoas estão desabrigadas; há alerta de temporais para 12 estados
Entre sexta-feira (19) e domingo (21), três pessoas morreram, 506 foram desabrigadas e 55 desalojadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil. Já no Rio Grande do Sul, ainda 22 mil residências estão sem abastecimento de energia elétrica.
São Paulo:
Na sexta, duas mulheres foram arrastadas por uma enxurrada, em Limeira, interior do estado. Elas ficaram presas sob um veículo, chegaram a ser resgatadas, mas não sobreviveram.
Já na madrugada de sábado (20), em Sorocaba, também interior, Maria de Rosa Lattanzio Martins, 73 anos, voltava para casa com o marido quando foram surpreendidos por uma enchente. O carro deles ficou submerso, mas apenas o homem conseguiu subir no teto do veículo e escapar. A esposa morreu afogada.
Somente nas últimas 24 horas, em todo território paulista, foram registrados acumulados de chuva que variaram entre 126mm e 29mm.
Em Francisco Morato, Região Metropolitana de São Paulo, houve uma queda de muro e diversos pontos de alagamento. O peso da água reunida fez com que um muro de uma residência provocasse o seu desabamento. A moradia foi interditada preventivamente e a família foi encaminhada para o abrigo municipal e, a partir de hoje (22), passará a receber auxílio aluguel.
No litoral paulista, em Caraguatatuba, uma chuva de forte intensidade com rajadas de vento provocou o colapso de três residências, deixando ao menos cinco pessoas desalojadas. Não há registro de vítimas na cidade.
Rio Grande do Sul:
No estado gaúcho, 9.905 pontos estão sem energia elétrica em Porto Alegre, na Região Metropolitana, sendo concessionado pela companhia CEEE Equatorial. Já pela empresa RGE Sul, 13 mil locais estão sem eletricidade.
+ Inmet emite alerta de temporais para 10 estados do Brasil; saiba quais são
Alerta de perigo
Segundo aviso publicado pelo Inmet, na manhã desta segunda-feira (22), pode chover entre 30mm e 60mm/h, com ventos entre 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas para os seguintes estados e regiões:
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Leste de Goiás
- Sul e leste do Pará
- Norte de Rondônia
- Centro e Sul do Amazonas
- Sul da Bahia
- Norte do Espírito Santo
Alerta de perigo em potencial
Com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos entre 40 a 60 km/h, veja as regiões que têm baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas:
- Leste da Bahia
- Piauí
- Oeste de Tocantins
- Norte de Minas Gerais