Em semana de ato de 2 anos do 8/1, Lula volta ao Planalto após afastamento médico
Presidente retoma agenda com evento na quarta com evento anti-golpistas, com membros do STF e do Congresso
SBT News
O presidente Lula retoma as atividades no Planalto nesta segunda-feira (6), depois de uma temporada afastado para tratamento médico. Após a queda e a cirurgia na cabeça, ele passou dezembro despachando do Palácio da Alvorada, residência oficial, e da Granja do Torto.
+ Cenário atual aponta desafios na política externa para o Brasil em 2025
A agenda principal da semana é o ato do 8 de Janeiro na quarta-feira (8). Lula quer unir membros do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF) com lideranças do Congresso no evento de dois anos da tentativa de golpe de Estado frustrada.
Na data, defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília.
No mesmo dia, Lula participa da entrega do relógio francês do século 17, trazido pelo Imperador Dom Pedro IV, completamente restaurado. Segundo o Planalto, 21 peças destruídas na invasão e recuperadas serão entregues no evento, que começa às 9h30.
+ SP: passagens de ônibus, trem e metrô ficam mais caras a partir de segunda-feira (6) na capital
O evento é um primeiro teste de 2025 para Lula. O presidente busca apoio do Supremo para resolver o impasse sobre as emendas parlamentares.
Congeladas por ordem do ministro do STF Flavio Dino em dezembro, a poucos dias da aprovação da lei orçamentária para 2025. A determinação judicial fez o Congresso adiar a decisão para fevereiro.