Em 2023, polícia matou mais de 4 mil pessoas em 9 estados; maioria das vítimas era negra
Relatório revela que, em média, 7 pessoas negras foram mortas pela polícia a cada dia, nos estados monitorados pela Rede de Observatórios de Segurança
Em 2023, a polícia matou pelo menos 4.025 pessoas em nove estados brasileiros, de acordo com o relatório da Rede de Observatórios de Segurança, divulgado nesta quinta-feira (7). A maioria das vítimas era negra: 87,8% dos casos. +Putin afirma que declarações de Trump sobre guerra na Ucrânia "merecem ao menos atenção"
Dos mortos, dois terços eram jovens entre 18 e 29 anos. O estudo mostra que, em média, sete pessoas negras foram mortas pela polícia a cada dia, nos estados monitorados.
Especialistas apontam que a falta de informações completas sobre as vítimas - como idade e cor da pele - dificulta a criação de políticas eficazes para combater a violência policial.
O relatório, intitulado 'Pele Alvo: Mortes Que Revelam Um Padrão', foi elaborado com dados de Secretarias de Segurança Pública e órgãos correlatos. Veja a proporção de mortes de pessoas negras em decorrência de intervenção policial, por estado:
- Amazonas: 92,6%
- Bahia: 94,6%
- Ceará: 88,7%
- Maranhão: 80%
- Pará: 91,7%
- Pernambuco: 95,7%
- Piauí: 74,1%
- Rio de Janeiro: 86,9%
- São Paulo: 66,3%
O levantamento também destaca o aumento significativo das mortes policiais em estados como Bahia, Pernambuco e São Paulo. Na Bahia, as mortes policiais aumentaram 260% desde o início da pesquisa.