Dom Odilo renuncia ao comando da Arquidiocese de SP, mas Papa pede liderança por mais 2 anos
Arcebispo está a frente da principal Igreja Católica do estado desde 2007
Thomaz Cunha
Derick Toda
O cardeal Dom Odilo Scherer renunciou ao comando da Arquidiocese de São Paulo em carta enviada para o Papa, que aceitou o pedido, na segunda-feira (7). Entretanto, Francisco solicitou que ele fique mais dois à frente como arcebispo. As informações foram divulgadas pela Arquidiocese da capital paulista, nesta terça-feira (8).
Dom Odilo completou 75 anos no dia 21 de setembro. Nessa idade, o Código de Direito Canônico, que é o regimento católico, estabelece que o "bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice (Papa), que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências".
No comunicado, o Arcebispo afirmou que seguirá em frente se preparando para o Ano Jubilar, um evento especial que ocorre a cada 25 anos e, em 2025, será marcado por temas como perdão, reconciliação e renovação espiritual.
Dom Odilo
Dom Odilo nasceu no ano de 1949, na cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul.
Antes de tomar posse como Arcebispo de São Paulo, em 2007, ele cursou Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo e concluiu o doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.