Do calor ao frio em 3 dias: SP terá temporais, granizo e ventos de até 115 km/h no fim de semana; veja previsão
Apesar do calor nesta sexta (7), fortes chuvas, raios e ventos podem atingir São Paulo até sábado (8); Defesa Civil alerta para risco de granizo

Caroline Vale
Um sistema meteorológico favorecerá a formação de fortes chuvas em São Paulo nesta sexta-feira (7) após um dia de calor. Segundo a Defesa Civil do estado, as chuvas seguem neste sábado (8) e podem vir acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões.
- Sexta-feira
No decorrer desta sexta, as nuvens devem dissipar e o sol aparecer. A máxima pode passar dos 28°C. No final da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para chuva e rajadas de vento com até 50 km/h.
- Sábado
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o sábado deve começar com pancadas de chuva de forte intensidade entre a madrugada e o amanhecer, acompanhadas de trovoadas, raios e intensas rajadas de vento, que podem superar os 80 km/h. As temperaturas oscilam entre mínima de 16°C e máxima ao redor dos 26°C, com taxas mínimas de umidade em torno dos 65%.
- Domingo
Já no domingo (9), é esperado um dia de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura cai, com mínima de 14°C e máxima ao redor dos 22°C.
+ Ciclone extratropical atinge Sul nesta sexta (7) e deixa outras regiões do Brasil em alerta
Acumulados de chuva
Segundo a Defesa Civil, os atuais modelos meteorológicos indicam os seguintes acumulados neste sexta e no sábado:
- 110mm nas regiões de Presidente Prudente e Marília;
- 90mm nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
- 65mm no Vale do Ribeira e na Região de Itapeva;
- 55mm no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira;
- 50mm na Região Metropolitana da capital paulista, Baixada Santista e no Litoral Norte.
+ Após Filipinas, tufão Kalmaegi atinge Vietnã e deixa ao menos 5 mortos
Ventos acima de 100 km/h
Além disso, o destaque ficará por conta dos ventos. Atuais modelos meteorológicos estão indicando valores próximos de:
- 115 km/h no Litoral Norte;
- 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
- 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo e Regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
- 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
O CGE alerta que essa condição de tempo instável aumenta o potencial para a formação de alagamentos e principalmente queda de árvores. Já a Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas para minimizar os impactos das condições adversas.








