Dia Mundial do Livro chama atenção para queda no hábito de leitura no Brasil
Cerca de 60% da população diz não ler e 40% afirma que perdeu o interesse pela leitura ao longo dos anos

SBT News
Comemorado anualmente em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro visa promover a leitura e homenagear autores mundiais. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é simbólica, já que marca a morte de três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.
+ Amazon lança primeiro Kindle com tela em cores
Neste ano, o dia é ainda mais especial para o Brasil. Isso porque a Unesco escolheu o Rio de Janeiro (RJ) como Capital Mundial do Livro, tornando a cidade responsável por promover a leitura no país e no mundo. No Brasil, foi implementado um projeto que destaca a importância dos livros na sociedade, com destaque para alfabetização, educação e a erradicação da pobreza.
Apesar da iniciativa, o cenário atual da leitura no Brasil levanta preocupações. Uma pesquisa da Associação Nacional de Livrarias realizada em abril mostrou que o hábito de leitura tem diminuindo cada vez mais entre os brasileiros. Ao todo, 60% da população disse não possuir o hábito de ler, enquanto 40% afirmou que perdeu o interesse pela leitura ao longo dos anos.
Como reflexo, a cada três dias, uma livraria encerra as atividades no Brasil. Segundo o levantamento, 30% das lojas foram fechadas nos últimos 10 anos, diminuindo significativamente o número de livrarias em funcionamento. O país que já teve mais de 3 mil livrarias, hoje tem 2,2 mil.
“Os livros são veículos vitais para acessar, transmitir e promover a educação, a ciência, a cultura e a informação em todo o mundo. Graças aos livros, nos mantemos informados, entretidos e somos capazes de entender melhor nosso mundo”, defendeu a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.