Publicidade
Brasil

Dia do professor é feriado? Saiba quem folga em 15 de outubro e origem da data

Celebração, que homenageia os profissionais da educação, foi estabelecida nos anos 60 por decreto presidencial; veja próximos feriados no ano

Imagem da noticia Dia do professor é feriado? Saiba quem folga em 15 de outubro e origem da data
Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro | Tânia Rego/Agência Brasil
Publicidade

Dia do professor é feriado? Faltando apenas um dia para a data, comemorada em 15 de outubro, a pergunta está em alta entre os brasileiros. E a resposta é não. Apesar do dia ser feriado escolar desde 1963, ele não é feriado nacional.

Isso significa que a data comemorativa, apesar de ser tradicionalmente marcada por folga para educadores e alunos, é dia normal de trabalho em outros setores. Cabe às escolas, municípios e estados, em caso de instituições públicas, determinar o ponto facultativo.

+ Feriados 2025: ano terá mais "feriadões" do que 2024; confira calendário completo

Com a proximidade da data, que este ano cai na terça-feira, o interesse de busca pelo termo de pesquisa "dia do professor é feriado" está em crescimento desde domingo (13) no Google Brasil. Os dados são do Google Trends.

Quando surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor passou a ser comemorado como um feriado escolar em 1963, após o decreto nº 52.682, assinado pelo presidente João Goulart. Segundo o documento, a data era para enaltecer "a função do mestre na sociedade moderna".

Mas a origem da celebração em 15 de outubro é ainda mais antiga e faz referência a uma lei assinada por Dom Pedro I. Em 15 de outubro de 1827, o primeiro imperador do Brasil emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, em que definia que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Dom Pedro regulamentou, ainda, o salário dos professores e até mesmo as matérias que os alunos deveriam estudar. Mulheres, por exemplo, não deveriam aprender matemática, se ocupando das "prendas que servem à economia doméstica".

120 anos depois, em 1947, um professor paulista decidiu usar a data para estabelecer um dia de folga para os trabalhadores. Salomão Becker passou, então, a organizar uma celebração entre alunos e educadores. Sua ideia se espalhou pelo país e inspirou outras comemorações nos anos seguintes, até que a data foi oficializada pelo decreto de Jango.

Quais são os próximos feriados?

  • 2 de novembro, sábado – Finados
  • 15 de novembro, sexta-feira – Proclamação da República
  • 20 de novembro, quarta-feira – Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares
  • 25 de dezembro, quarta-feira – Natal
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade