Dia do Gamer é celebrado com maior torneio de eSports em favelas do Rio
Copa Afrogames reuniu jovens de seis comunidades e mais de 500 pessoas no Morro do Cantagalo
SBT Brasil
O universo dos games também tem um dia para chamar de seu: 29 de agosto. No Rio de Janeiro, a data foi marcada pela realização do maior torneio de jogos eletrônicos já disputado em favelas.
Mais de 150 jovens participaram da terceira edição da Copa Afrogames. O evento é promovido pelo grupo cultural AfroReggae e já é considerado o maior torneio de jogos virtuais realizado em uma favela no Brasil.
+ Motoristas podem cobrar passageiros por vidros quebrados em assaltos? Saiba o que diz Procon
A ação faz parte de um projeto social que busca facilitar o acesso de moradores da periferia ao universo dos games, criando oportunidades nos setores de tecnologia e entretenimento. Durante o campeonato, os jogadores se posicionaram em computadores, enquanto o placar era atualizado em tempo real em um telão. Ao final do dia, os vencedores foram premiados com medalhas e troféus.
Os competidores vieram de seis comunidades da capital fluminense e da região metropolitana. Mais de 500 pessoas lotaram a arena montada no Morro do Cantagalo para acompanhar a competição, realizada no Dia Internacional do Gamer.
Além dos torneios, o projeto oferece aulas ao longo de todo o ano. Os alunos aprendem programação, aprimoram habilidades nos jogos e ainda podem cursar inglês, ferramenta fundamental para quem deseja ir além das telas.