Dia de São João: com tradições, devotos celebram o santo festeiro
Por todo o país são realizadas festas com danças típicas, fogueiras, fogos de artifício e muita comida
O Dia de São João é comemorado nesta segunda-feira (24). Por todo o país são realizadas festas com danças típicas, fogueiras, fogos de artifício e muita comida.
Pela Igreja Católica, São João é considerado aquele que profetiza a chegada de Cristo. "Ele é o precursor do Messias, é aquele que apontou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, explica o Padre Everson Viana.
Na celebração em Icoaraci, distrito de Belém, onde o santo é padroeiro, a imagem foi conduzida em procissão da igreja até o mercado municipal, onde foi recebida com festa. O feirante José Ferreira aproveitou a data para distribuir mingau de milho, um gesto cheio de significado. "Um pouco de carinho, um pouco de amor, eu me sinto bem fazendo isso”, revela.
Religião e cultura se misturam. No dia dedicado ao santo, muita gente vem ao mercado à procura do banho de São João, uma tradição para atrair prosperidade e boas energias. "Abre os caminhos, principalmente, e a fé. Se não tiver fé, pode tomar cem banhos desse e não dá certo, mas se tiver a fé bastam só três gotinhas dele”, explica a erveira Edileia Barros.
A cabeleireira Débora Souza conta que mantém a tradição nesta data há dez anos. "Eu dou mingau de São João na porta da minha casa para toda a comunidade e o banho de cheiro não pode faltar, porque é coisa boa, positividade. Só alegria para gente."
O dia 24 de junho agora também marca a data de reconhecimento das quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional. Uma alteração na lei, que foi sancionada no ano passado, reconheceu os festejos juninos.
Um dia especial também para o João Renato Fonseca, que tem o mesmo nome do santo, devoto e também está aniversariando hoje. "Eu só agradeço a Deus e à intercessão do santo por essa bênção de ter nascido nessa data maravilhosa”, revela.