Deslizamento de terra provoca cratera em obra do Metrô de SP
Acidente aconteceu após passagem de tatuzão próximo à futura estação Bela Vista da futura Linha 6-Laranja; vídeo de morador mostra momento
Emanuelle Menezes
Um deslizamento de terra provocou uma cratera na obra da futura estação Bela Vista da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, no início da tarde desta quinta-feira (12). Não há feridos.
+ Falha em equipamento provoca aglomerações em estações da Linha 3-Vermelha em São Paulo
Um vídeo, feito por moradores, mostra o momento em que o muro de um imóvel, que fica ao lado do canteiro de obras, desaba e cai dentro da cratera (veja vídeo abaixo).
Segundo a concessionária Linha Uni, empresa responsável pela construção e operação da futura linha, o deslizamento aconteceu dentro do canteiro de obras, durante a passagem do "tatuzão" por um poço. "Por medida de segurança, a área ao redor do poço já havia sido isolada. Não há feridos e o ocorrido não oferece riscos à população", disse a empresa.
"A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região", diz o pronunciamento.
Tatuzão
A tuneladora sul Maria Leopoldina, popularmente conhecida como "tatuzão", foi o equipamento envolvido no acidente desta quinta. Segundo a Linha Uni, ela pesa 2 mil toneladas e tem uma extensão de 109 metros. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Ainda de acordo com a concessionária, para o tatuzão funcionar são necessárias aproximadamente 50 pessoas, que se dividem em três turnos de trabalho.
"A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares", diz a Linha Uni em seu site.
A construtora Acciona é a responsável pela obra da Linha 6-Laranja do Metrô.