Desabastecimento deixa 100 mil pessoas, escola e UBS sem água em São Paulo
Falhas no abastecimento impactam serviços essenciais no Jardim João XXIII; Sabesp informou que problema foi solucionado

Fernanda Trigueiro
A região do Jardim João XXIII, na zona oeste de São Paulo, enfrenta problemas recorrentes no abastecimento de água fornecido pela Sabesp. O problema afeta cerca de 100 mil moradores de 15 bairros, que relatam interrupções constantes e períodos curtos de fornecimento, muitas vezes restritos às primeiras horas da manhã.
+ Vídeo: vigilantes terceirizados espancam funcionário da CPTM na Estação Franco da Rocha
Sem água suficiente para abastecer as caixas d’água, famílias são obrigadas a buscar alternativas, como trazer água de outros locais. A situação tem dificultado tarefas diárias, como lavar louça, roupas e tomar banho. Além disso, os moradores denunciam que, quando a água retorna, em algumas ocasiões, apresenta coloração amarelada, causando coceira e irritações na pele.
Outro ponto de insatisfação é o aumento no valor das contas de água. A dona de casa Jane Monteiro, por exemplo, relata que sua fatura subiu de R$ 85 para R$ 100 no último mês, mesmo com o fornecimento irregular.
+ Moradores de SP recebem alerta de terremoto; Defesa Civil nega ocorrência
Escola e UBS
A crise hídrica também afetou serviços essenciais na região. A Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, que atende 1.031 alunos, precisou suspender as aulas na quarta e quinta-feira devido à falta de água. Na sexta-feira (14), com o restabelecimento do abastecimento, as atividades foram retomadas normalmente. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo VI também sofreu impactos e só conseguiu retomar os atendimentos após o envio de um caminhão-pipa.
Sabesp
Em nota, a Sabesp informou que a UBS enfrentou um problema interno, já solucionado. A empresa também declarou que a interrupção no abastecimento ocorreu devido à falta de energia elétrica na estação elevatória de água tratada da região na madrugada desta quarta-feira (14). Com a retomada da energia, a distribuição de água está sendo normalizada gradualmente.
A Sabesp pede que os moradores façam uso consciente da água armazenada e disponibiliza seus canais de atendimento para esclarecimentos: telefone 0800-055 0195, Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e WhatsApp (11) 3388-8000 (apenas mensagens de texto).