Dengue: estados e municípios podem ampliar vacinação para novas faixas etárias
Recomendação do Ministério da Saúde vale para doses que estiverem próximas às datas de vencimento
![Imagem da noticia Dengue: estados e municípios podem ampliar vacinação para novas faixas etárias](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fimg_9371_4ec85a0371.jpg&w=1920&q=90)
Yumi Kuwano
O Ministério da Saúde ampliou, a partir desta sexta-feira (14), a aplicação de vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento, no Sistema Único de Saúde (SUS), para municípios e faixas etárias ainda não contemplados.
As doses com apenas dois meses de validade restantes deverão ser enviadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra a doença ou ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade.
+ Dengue: 2025 contabiliza quase 180 mil casos e 38 mortes pela doença no Brasil
Já as vacinas com um mês de validade poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 60 anos, ou até o limite etário especificado na bula da vacina.
A recomendação vale para todos os estados e o Distrito Federal, e a expansão deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica local. O objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população.
O pasta ainda pede que estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.
+ Casos de dengue diminuem 60% no país no início de 2025
Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos entes, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. Aproximadamente 1,3 milhão de jovens, entre 10 e 14 anos, que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.