Defesa Civil vai testar novo sistema de alertas no DF e em 12 municípios do Centro-Oeste neste sábado (27)
Ferramenta funcionará mesmo em celulares no modo silencioso; veja como serão testes

Warley Júnior
Um novo sistema de alertas será testado no Distrito Federal neste sábado (27). O Defesa Civil Alerta (DCA) enviará mensagens emergenciais para a população e funcionará mesmo em celulares que estejam no modo silencioso. A ferramenta começa a operar oficialmente a partir de 1º de outubro. Além do DF, os testes também acontecem em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
+ Chuva afeta 66 escolas no estado de São Paulo; regiões passam por restauros
Como o teste funciona?
O DCA usa a tecnologia cell broadcast, que envia mensagens para todos os celulares em uma área de risco, sem necessidade de cadastro prévio.
Os alertas terão dois níveis de prioridade:
- Extremo: situações de ameaça imediata à vida ou à propriedade;
- Severo: possibilidade de eventos graves, com previsão de até duas horas para atingir a região.
De acordo com Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Brasília e mais 12 municípios do Centro-Oeste receberão uma mensagem de demonstração neste sábado.
+ OAB-DF cobra retratação de CPMI após confusão com advogado do "Careca do INSS"
"Após esta última etapa de demonstração e início da operacionalização na Região Centro-Oeste, a Sedec cumpre com a nacionalização do Defesa Civil Alerta – fortalecendo a preparação e prevenção a desastres em todo o país", declarou.
O sistema é uma parceria entre a Defesa Civil nacional, governos estaduais e municipais, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), operadoras de telefonia, Ministério das Comunicações e Secretaria de Comunicação do DF.
Além do novo sistema, a população continua podendo se cadastrar para receber alertas por SMS.
Ferramenta complementa canais já existentes: entenda
No Distrito Federal, os alertas de demonstração serão enviados pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, por meio da plataforma IDAP.
Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o novo sistema garante mais proteção.
"Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, com capacidade de transmitir informações cruciais no momento certo. É um trabalho coletivo que envolve diferentes órgãos de governo, agências reguladoras e as operadoras de telefonia, todos unidos pelo mesmo propósito: proteger e cuidar das pessoas", afirmou.
O subsecretário de Defesa Civil do DF, Sandro Gomes, reforçou que o DCA não substitui os canais já existentes, mas os complementa. Ele explicou que a equipe passou por treinamento e mantém contato constante com a Defesa Civil nacional.
"É importante ressaltar que o DCA não substitui os demais canais de alerta já existentes, mas os complementa. Além disso, nós da Defesa Civil do DF estamos aptos a operacionalizar o novo sistema, após treinamento do pessoal. Também estamos em constante contato com a Defesa Civil nacional, que está dando todo o suporte", explicou.