Publicidade
Brasil

De volta ao lar: primeiras obras restauradas chegam ao Palácio do Planalto após 8/1

Quadro de Di Cavalcanti e escultura de Frans Krajcberg estão entre as obras

Imagem da noticia De volta ao lar: primeiras obras restauradas chegam ao Palácio do Planalto após 8/1
As mulatas, de Di Cavalcanti | Foto: Rogério Melo/Presidência da República
Publicidade

As primeiras obras restauradas após a invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no 8 de janeiro de 2023, começaram a chegar ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6).

Um dos objetos mais aguardados era o relógio Balthasar Martinot Boulle, restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Entre outras peças estão o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e uma escultura de Frans Krajcberg. Ao todo, 21 peças foram restauradas.

O trabalho de restauração foi realizado por uma equipe de 10 profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em um laboratório montado no Palácio da Alvorada.

+ Justiça Militar envia ao STF inquérito contra coronéis envolvidos em tentativa de golpe

Em uma cerimônia marcada para a próxima quarta (8), as obras ganharão uma reinauguração simbólica. A solenidade acontecerá no Palácio do Planalto e marcará os dois anos dos atos extremistas que provocaram prejuízos incalculáveis.

Já Supremo Tribunal Federal receberá novas obras. A ideia é repor simbolicamente as peças destruídas dois anos atrás. Farão parte deste novo acervo o “Manto da Democracia”, de Valéria Pena-Costa. As peças serão entregues ao ministro Edson Fachin no mesmo ato marcado para quarta-feira.

Publicidade

Assuntos relacionados

8 de janeiro
Obras
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade