Das deepfakes à cobertura colaborativa: desafios do jornalismo na era digital são destaques em Congresso da Abraji
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começou nesta quinta-feira (11), em São Paulo, com presença do SBT News
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, é mais uma vez palco do maior encontro de profissionais de mídia do Brasil. Com expectativa de público recorde, começou nesta quinta-feira (11), o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e com a presença do SBT News.
O evento, que também tem transmissão ao vivo pela internet, vai até o dia 14 e contará com mais de 150 atividades e 300 palestrantes de diversos países. Entre os temas de debate estão democracia, eleições, cobertura de conflitos e combate à desinformação.
O primeiro dia de congresso destacou os avanços de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), e seus impactos tanto na cobertura jornalística quanto na sociedade. Em dois painéis, profissionais da mídia discutiram como as chamadas "deepfakes", técnica em que imagens falsas de pessoas são criadas com a ajuda da IA, são usadas para fabricar notícias falsas e até aplicar golpes, e explicaram como identificar e combater a proliferação desse tipo de conteúdo.
A influência das redes sociais e os novos padrões de consumo de notícias também foram pauta dos painéis. A possibilidade de noticiar acontecimentos em locais de difícil acesso, por meio da cobertura colaborativa, entre imprensa e moradores locais, foi um dos exemplos abordados, com ênfase na produção jornalística na região Amazônica.
O SBT News conversou com especialistas e profissionais de mídia, ao longo do primeiro dia do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, e abordou alguns dos principais temas do evento. Confira as entrevistas:
Entrevista com Katia Brembatti, presidente da Abraji:
Entrevista com Solon Neto co-fundador da Alma Preta:
Entrevista com Vera Araújo, repórter investigativa em O Globo:
Entrevista com Inês Campelo, co-fundadora da Marco Zero:
Entrevista com Daniel Weterman, repórter do Estadão:
Entrevista com Cecília Olliveira, diretora da Abraji:
Entrevista com Alana Manchineri, gerente de comunicação da COIAB:
Entrevista com Beatriz Farrugia, pesquisadora do DFRLab:
Entrevista com Yan Boechat, repórter especialista em cobertura de guerra: