Criança continua desaparecida depois de fugir de escola municipal no Rio
Outros cinco menores que também haviam fugido foram encontrados
Cinco das seis crianças que desapareceram na manhã da última quinta (11), da Escola Municipal Soares Pereira, na Tijuca, zona norte do Rio, já foram encontradas. As crianças, com idade entre 7 e 12 anos, não foram mais vistas depois de deixar a unidade e todas estavam acolhidas no Abrigo Lucinha Araújo, da Prefeitura do Rio, que fica a 20 minutos a pé da escola.
+"Tio Paulo": Motorista de aplicativo diz à polícia que idoso estava vivo
Duas delas foram encontradas no mesmo dia e outras três na tarde desta terça (16). Apenas Braia Branquine, de 7 anos, segue desparecido no momento.
As três crianças são irmãos por parte de mãe.
Segundo a DDPA, as crianças saíram da escola e ficaram pela rua, quando abordaram uma senhora e reclamaram do abrigo, dizendo que queriam voltar para suas famílias. Em seguida, a mulher levou as crianças para casa e, depois, as devolveu a parentes, cuja maioria mora na Rocinha.
+PF investiga fraude em contratos de R$ 190 milhões do Ministério da Saúde na pandemia de covid-19
Cartazes foram divulgados pela própria delegacia e também pelo SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA).
A polícia conseguiu identificar a mulher que retirou as crianças da rua e, após o depoimento dela, teve acesso aos supostos endereços onde elas estariam. A interpretação dos agentes é de que ela agiu de boa-fé, acreditando que iria fazer bem ao retirá-las da rua.
As três crianças encontradas são: Ana Karolyna Ferreira de Mello Lopes, de 9, Marcos Wynycyus Basílio Ferreira da Silva, de 7, e Mykaella Wyctorya Basílio Ferreira da Silva, de 7.
Em nota, a Secretaria municipal de Assistência Social informa que, juntamente com o Conselho Tutelar, já recorreu à Justiça para que as crianças retornem ao abrigo e aguarda a decisão judicial. Além disso, informa que está colaborando com as polícias para que as circunstâncias dos fatos sejam elucidadas.
Qualquer informação sobre o paradeiro do menino pode ser passada para a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, nos números (21) 2202-0338 e 2582-7129, e para a FIA, nos contatos (21) 2286-8337, (21) 98596-5296 e (21) 99400-7704.