Corpo do ator Paulo César Pereio vai ser velado em cinema do Rio
Artista morreu no último domingo (12), no hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca
O corpo do ator Paulo César Pereio, de 83, será velado no cinema Estação Net Rio, em Botafogo, na zona sul, na manhã de terça-feira (14). O enterro acontece às 16h30 do mesmo dia no Cemitério São João Batista, também no Rio de Janeiro.
Ele estava internado no hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, na zona oeste, e morreu na noite de domingo (12).
O ator chegou ao hospital com uma doença hepática avançada e estava em estado grave. Mesmo com o suporte hospitalar, ele não resistiu. Ele deixa quatro filhos: Gabriel Velho, João Velho, Lara Velho e Tomás Velho.
Pereio foi casado 3 vezes e deixa 4 filhos. Da primeira relação, com a atriz Neila Tavares, teve Lara Velho. Depois, com Cissa Guimarães, teve Tomás e João, que também é ator. O último casamento foi com Suzana César de Andrade, com quem teve Gabriel.
Trajetória
Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, Pereio começou a carreira artística na década de 1950, no teatro gaúcho, e chegou ao cinema em 1964, com uma participação em "Os Fuzis", longa-metragem que fez parte do movimento do Cinema Novo, um dos mais importantes da história audiovisual brasileira.
Desde então, construiu uma notória e duradoura carreira nas telas grandes, com papéis em filmes premiados, como "Terra em Transe", "Toda Nudez Será Castigada" e "A Coleção Invisível". Seu último trabalho foi em 2023, em "A Fúria".
Na televisão, integrou o elenco de novelas como "Roque Santeiro", "O Salvador da Pátria" e "A Viagem" e da série "Magnífica 70". Foi duas vezes premiado com o troféu Kikito, no Festival de Gramado, por suas atuações.
Homenagens
Os atores Stepan Nercessian e Cissa Guimarães, que é ex-mulher de Pereio, fizeram homenagens ao artista nas redes sociais.
A atriz Zezé Mota também se despediu do ator nas redes sociais. Veja a publicação: