Brasil

COP30 inicia segunda semana com foco em ciência, infância, povos indígenas e bioeconomia

Debates desta segunda-feira (17) destacam infraestrutura digital, clima e infância e financiamento florestal

Imagem da noticia COP30 inicia segunda semana com foco em ciência, infância, povos indígenas e bioeconomia
Curupira, o mascote da COP30 em Belém | Alex Ferro/COP30
Publicidade

A segunda semana da COP30, encontro global anual de combate às mudanças climáticas, começa em Belém com debates sobre ciência, povos indígenas, bioeconomia, financiamento climático e transição energética. O evento vai até a sexta-feira (21), com agendas envolvendo governos, cientistas, organismos internacionais e sociedade civil.

+ COP30: Cúpula dos Povos encerra debates com cobranças por justiça climática em Belém

Nesta segunda-feira (17), às 13h, o CEEW, órgão indiano de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, apresenta um painel sobre infraestrutura digital pública. A presidência da COP 30 e o Instituto Alana promovem, às 12h30, o "Diálogo Internacional sobre Crianças e Clima", de olho no fomento da sustentabilidade pelas próximas gerações.

Mais tarde, às 17h, órgãos internacionais de conservação discutem o papel de lideranças indígenas e comunidades locais no contexto do TFFF, fundo internacional proposto pelo Brasil para financiar a conservação de florestas tropicais. No mesmo horário, o encontro ministerial do "Global Methane Pledge 2025" mira a cooperação internacional para redução de emissões de metano.

O Brasil lidera duas agendas, com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: o debate “Unlocking Forest Finance”, sobre soluções financeiras para conservação florestal, às 10h30, e “O Desafio da Bioeconomia", traduzindo princípios do G20 em estratégias práticas para uma bioeconomia global.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade