Cidade de Pelotas entra em alerta para cheia da Lagoa dos Patos
Mudança do vento na noite desta segunda-feira (20) pode aumentar o nível da água; famílias foram retiradas de regiões ameaçadas
Guilherme Rockett
A cidade de Pelotas, no sul do estado gaúcho, está em alerta para a cheia da Lagoa dos Patos. A mudança do vento na noite desta segunda-feira (20) pode aumentar o nível da água e famílias foram retiradas de regiões ameaçadas.
Na última quinta-feira (16), o canal São Gonçalo chegou ao pico de 3,02m. Nesta segunda, recuou para a marca de 2,74m, um alívio para quem mora perto do porto de Pelotas.
Após a enchente de 1941, Pelotas construiu diques com 3m de altura para proteção da cidade.
"A gente estava com medo que os diques não fossem segurar,e a prefeitura pedindo pro pessoal se retirar de casa, então a gente deu um jeito de sair pra prevenção, antes que a água subisse mesmo", afirma o morador Edmar.
Desde a noite de domingo o vento passou a soprar na direção sudoeste, isso ajudou a empurrar a água da Lagoa dos Patos para o oceano, mas a partir da noite desta segunda o cenário deve mudar. A meteorologia prevê que o vento passe a soprar na direção contrária. Além disso, tem mais água descendo do Guaíba e previsão de chuva para terça-feira (21).