Cidade de Estrela, no RS, enfrenta quarta enchente em apenas oito meses
Quarteirões inteiros do município, a 100 km de Porto Alegre, foram completamente destruídos
Nathalia Fruet
Cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, estão entre as mais afetadas pelas inundações. Em Estrela, foram quatro enchentes em apenas oito meses.
Uma cidade fantasma. Quarteirões inteiros de Estrela, a 100 km de Porto Alegre, foram completamente destruídos.
Moradores de algumas casas ainda tentaram proteger utensílios e ficar abrigados, mas não adiantou. A água fez uma espécie de efeito dominó e foi levando tudo.
"Eu acho que a prefeitura tem que fazer um assentamento. Voltar pra cá não adianta mais", afirma o pedreiro Roberto Scherer.
Em uma fábrica de ração de cães e gatos, a família do proprietário está retirando o que sobrou do maquinário. Eles já haviam tido problemas com a enchente de setembro, e não querem retomar o negócio neste ponto.
"Aqui não, de jeito nenhum. Eu tenho um outro terreno, em uma outra cidade, mas não sei se vamos montar de novo", conta o proprietário Lauro Schulzbach.
Foi o Lauro que começou há mais de 20 anos com o negócio. Hoje ele se entristece porque precisaram demitir 27 funcionários. "Teve gente que veio aqui chorando, mas não tinha o que fazer, não é fácil", diz.
O mecânico Luciano Damer, um dos demitidos, também perdeu a casa, que ficava do lado da sede da empresa: "eu moro ali e não tenho mais casa pra morar, eu tenho que pagar o aluguel, um absurdo, não sei o que está acontecendo com o aluguel, e o povo não ganha tanto assim".