Publicidade
Brasil

Ciclone extratropical provoca ventos de até 80 km/h e ondas de seis metros em SC

Risco é de moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, segundo a Defesa Civil

Imagem da noticia Ciclone extratropical provoca ventos de até 80 km/h e ondas de seis metros em SC
Defesa Civil alerta para risco de ciclone em Florianópolis | Foto: reprodução
Publicidade

A semana começa com alerta para ventos fortes, ressaca e frio intenso em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (28), um ciclone extratropical se forma durante a madrugada e se afasta para alto mar ao longo do dia, intensificando os ventos de sul/sudoeste, que podem chegar a 70 km/h na metade leste do estado e ultrapassar 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

+ Estado de São Paulo deve ser atingido por frente fria com ventania na segunda-feira (28)

O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, segundo a Defesa Civil. No mar, as ondas variam entre 3,5m e 4m no Litoral, podendo alcançar 5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, e até 6m em alto mar.

Além disso, uma massa de ar frio e seco avança pelo estado, derrubando as temperaturas. “As mínimas devem ser registradas à noite, com risco moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia”, informou a Defesa Civil.

Na terça (29), os ventos seguem de sul/sudoeste, com rajadas de até 80 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O mar permanece agitado, mantendo o risco para atividades como pesca, navegação e esportes náuticos, além de erosão costeira.

O frio se intensifica: mínimas abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, chegando próximas de 0°C nas áreas mais altas. No Litoral, os termômetros não passam de 10°C.

Mar agitado

O mar segue agitado, com ondas de até 6 metros em alto mar. Apesar do risco para navegação, o tempo fica firme e o sol predomina em todas as regiões. As temperaturas começam a subir à tarde, mas a sensação ainda será de frio, principalmente nas noites e madrugadas.

+ Nova frente fria deve provocar temporais e queda de temperatura no Brasil

Na quinta (31) e sexta (1º), o sol continua em todo o estado e as temperaturas sobem gradativamente. Os dias começam frios, mas à tarde a sensação térmica será mais agradável.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade