Chuvas volumosas atingem 33 cidades de Santa Catarina
Estado tem pelo menos 193 pessoas desalojadas e 46 desabrigadas
do SCC 10
Santa Catarina tem 33 municípios atingidos por grande volume de chuva, desde a última quinta-feira (02) e a previsão indica instabilidades atmosféricas até domingo (05).
Segundo o último relatório emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (03), quatro municípios decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas.
Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada – também decretou situação de emergência.
O estado tem pelo menos 193 pessoas desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam, desde quarta-feira (1º), a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas.
Segundo o governo, a maior parte desses chamados estão concentrados na região do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) com sede em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.
Três equipes de Forças-Tarefas (FT) já foram ativadas e seguem atuando, são elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Todas as demais equipes de FT do Estado estão de sobreaviso para o caso da necessidade de aumento na resposta à população.
Defesa Civil trabalha de forma integrada
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.
O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), está operando em nível amarelo de risco baixo, monitoramento intensificado, acompanhando o cenário meteorológico e atendimentos.
Além disso, equipes de Santa Catarina estão auxiliando no resgate de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares resgataram até o momento 516 pessoas.