Publicidade
Brasil

RS: Exército confirma afastamento de militares que fizeram falso alarme de evacuação em Canoas

Ação de agentes foi motivada por fake news de rompimento de dique; "erro de procedimento", afirmou Exército em nota

Imagem da noticia RS: Exército confirma afastamento de militares que fizeram falso alarme de evacuação em Canoas
Rio Grande do Sul tem mais de 160 mortos pelas chuvas, diz Defesa Civil | Reprodução Defesa Civil
Publicidade

O Exército Brasileiro (EB) confirmou afastamento de militares que caíram em fake news (notícia falsa) em Canoas, no Rio Grande do Sul. Eles fizeram alarme de evacuação e pediram, de maneira equivocada, que pessoas de um bairro do município deixassem suas casas.

"Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade", apontou o EB em nota.

O caso aconteceu na noite desse domingo (26), e informação falsa sobre rompimento de barragem foi desmentida pela prefeitura de Canoas. O Exército classificou o ocorrido como "erro de procedimento" e informou que "medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos".

Militares foram afastados das atividades enquanto a apuração estiver em andamento. Em nota, a instituição pediu desculpa ao povo gaúcho:

"A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, em especial com os moradores de Canoas-RS e manifesta sua solidariedade a todos os moradores que foram erroneamente informados e pede sinceras desculpas pelo ocorrido", diz comunicado à imprensa.

Enchentes e fortes chuvas já causaram 169 mortes no RS. São 56 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas e 518 mil chegaram a ficar desalojadas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade