Brasil

Chuvas no RS: cientista alerta para vulnerabilidade de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência

Pesquisadora Patrícia Pinho, do Ipam, também comentou que tragédia climática provoca impacto psicológico na população e força migrações

Imagem da noticia Chuvas no RS: cientista alerta para vulnerabilidade de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência
Chuva no Rio Grande do Sul | Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A pesquisadora e cientista Patrícia Pinho, diretora-adjunta de ciências do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), fez alerta sobre grupos mais vulneráveis a tragédias climáticas como a que afeta o Rio Grande do Sul, atingido por chuvas e enchentes. Ela deu entrevista ao Brasil Agora desta terça-feira (7).

"A gente está observando infelizmente uma materialização das projeções que a gente tem tanto afirmado, sobre vulnerabilidade e exposição de pessoas, principalmente mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência, que são mais afetados por uma calamidade dessa", apontou Pinho.

A pesquisadora também detalha diferenças entre ações de adaptação a cenários e mitigação de riscos, e considera que Brasil e estados "deixam a desejar nisso". Ela também comenta outros efeitos de tragédias climáticas.

"Danos que não são materiais também causam efeito mais prolongado, afeta psicológico das pessoas, traz insegurança de voltar para lugar com enchentes recorrentes. Violência, pessoas saqueando e aproveitando oportunidade de catástrofe, fenômeno da migração, pessoas deixando lugar de origem", enumera Pinho, que também integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista ao Brasil Agora desta terça (7):

Últimas Notícias