Publicidade
Brasil

Chuvas no Rio Grande do Sul causam estragos em 65 cidades; 2 morrem arrastados por correnteza

127 pessoas estão desabrigadas e outras 107 desalojadas após temporais, que tiveram início nesta segunda-feira (29)

Imagem da noticia Chuvas no Rio Grande do Sul causam estragos em 65 cidades; 2 morrem arrastados por correnteza
Chuvas no Rio Grande do Sul
• Atualizado em
Publicidade

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já causaram estragos em 65 municípios, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil estadual na manhã desta terça-feira (30). Dois homens morreram na noite de segunda-feira (29), em Paverama, no Vale do Taquari.

As vítimas estavam em um carro e tentaram atravessar uma área alagada. O veículo foi arrastado pela correnteza. O corpo do motorista, de 69 anos, foi encontrado ao lado do automóvel, por volta das 23h. Já o outro ocupante do carro, de 65 anos, foi achado na manhã desta terça.

A intensidade dos temporais gerou descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversas cidades. O estado está em alerta desde segunda-feira (29).

Em Santa Tereza, na Serra Gaúcha, uma ponte que liga a cidade ao município de São Valentim foi arrastada pela força da água do Arroio Marrecão. O momento foi flagrado pela prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, que fazia um vídeo no local para alertar os moradores sobre os riscos de deslocamentos na região.

Confira o post no Instagram: https://www.instagram.com/p/C6YcBQiOjJA/

A rodovia BR 290 está totalmente bloqueada no km 132, entre Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos, junto a uma comunidade indígena. O trecho da estrada afundou após o rompimento de uma galeria pluvial.

BR 290 está totalmente bloqueada após rompimento de galeria pluvial | Divulgação/PRF
BR 290 está totalmente bloqueada após rompimento de galeria pluvial | Divulgação/PRF

Segundo a Defesa Civil, 127 pessoas estão desabrigadas e outras 107 desalojadas após as chuvas que atingiram o estado. Desalojados são aqueles que, durante o temporal, abandonaram suas casas e se deslocaram para a casa de um parente ou amigo. Já o desabrigado é a pessoa que precisa de abrigo público, por causa dos danos causados ao seu imóvel.

O órgão alerta para que a população permaneça em casa, se possível. A Defesa Civil também pede que as pessoas evitem atravessar áreas alagadas ou inundadas e procurem auxiliar pessoas vulneráveis (idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade).

Em caso de emergência, ligue para a Brigada Militar (190) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Alerta vermelho para temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta vermelho (que representa "grande perigo") para boa parte do Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

Grande parte do Rio Grande do Sul está em alerta vermelho para chuvas, segundo Inmet
Grande parte do Rio Grande do Sul está em alerta vermelho para chuvas, segundo Inmet

De acordo com o Climatempo uma área de baixa pressão atmosférica tem favorecido a formação de instabilidades em áreas do estado e de Santa Catarina, provocando chuvas com volumes significativos, acompanhados de trovoadas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade