Chuvas no Rio Grande do Sul causam estragos em 65 cidades; 2 morrem arrastados por correnteza
127 pessoas estão desabrigadas e outras 107 desalojadas após temporais, que tiveram início nesta segunda-feira (29)
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já causaram estragos em 65 municípios, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil estadual na manhã desta terça-feira (30). Dois homens morreram na noite de segunda-feira (29), em Paverama, no Vale do Taquari.
As vítimas estavam em um carro e tentaram atravessar uma área alagada. O veículo foi arrastado pela correnteza. O corpo do motorista, de 69 anos, foi encontrado ao lado do automóvel, por volta das 23h. Já o outro ocupante do carro, de 65 anos, foi achado na manhã desta terça.
A intensidade dos temporais gerou descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversas cidades. O estado está em alerta desde segunda-feira (29).
Em Santa Tereza, na Serra Gaúcha, uma ponte que liga a cidade ao município de São Valentim foi arrastada pela força da água do Arroio Marrecão. O momento foi flagrado pela prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, que fazia um vídeo no local para alertar os moradores sobre os riscos de deslocamentos na região.
A rodovia BR 290 está totalmente bloqueada no km 132, entre Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos, junto a uma comunidade indígena. O trecho da estrada afundou após o rompimento de uma galeria pluvial.
Segundo a Defesa Civil, 127 pessoas estão desabrigadas e outras 107 desalojadas após as chuvas que atingiram o estado. Desalojados são aqueles que, durante o temporal, abandonaram suas casas e se deslocaram para a casa de um parente ou amigo. Já o desabrigado é a pessoa que precisa de abrigo público, por causa dos danos causados ao seu imóvel.
O órgão alerta para que a população permaneça em casa, se possível. A Defesa Civil também pede que as pessoas evitem atravessar áreas alagadas ou inundadas e procurem auxiliar pessoas vulneráveis (idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade).
Em caso de emergência, ligue para a Brigada Militar (190) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Alerta vermelho para temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta vermelho (que representa "grande perigo") para boa parte do Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
De acordo com o Climatempo uma área de baixa pressão atmosférica tem favorecido a formação de instabilidades em áreas do estado e de Santa Catarina, provocando chuvas com volumes significativos, acompanhados de trovoadas.