Chuvas deixam mais de 500 desabrigados no Rio de Janeiro
Governo federal declarou situação de emergência nos municípios de Angra dos Reis e Petrópolis
SBT Brasil
Chegou a 570 o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas por conta das chuvas no estado do Rio de Janeiro.
O governo federal declarou situação de emergência nos municípios de Angra dos Reis e Petrópolis. Com essa medida, as prefeituras podem solicitar recursos federais para auxiliar nas ações emergenciais.
+ Com 15ºC, São Paulo bate recorde de frio em 2025 por dois dias seguidos
Em Angra dos Reis, a Defesa Civil ainda luta para amenizar os estragos causados pela chuva no fim de semana. 178 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para abrigos da prefeitura.
Em Petrópolis, as equipes passaram o dia desobstruindo ruas, córregos e interditando áreas atingidas. A chuva deu uma trégua, mesmo assim a recomendação é que moradores de áreas de risco mantenham atenção redobrada por causa dos riscos de desabamento.
O volume de chuva passou de 350 milímetros nas duas cidades. O governador, Cláudio Castro, diz que, depois da tragédia de 2022 em Petrópolis, o governo federal prometeu ajudar nas obras de prevenção na cidade, mas isso não aconteceu.
"Naquela divisão da crise, tinha ficado pro governo federal fazer, e o estado depois assumiu a primeira fase, depois assumiu a obra toda", disse.