Chuva com granizo deixa feridos e desabrigados em Erechim (RS)
Temporal afetou 17 mil pessoas, segundo a prefeitura; aulas foram suspensas nesta segunda (24)

SBT News
Uma forte chuva com granizo no domingo (23) provocou diversos prejuízos aos moradores da cidade de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo a prefeitura do município, a 370 km de Porto Alegre, 17 mil pessoas foram afetadas – ou cerca de 4,7 mil famílias.
No total, 76 pessoas ficaram feridas, atingidas por estilhaços e telhas, e passaram por atendimento médico. Uma delas, ainda de acordo com a administração municipal, está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Seu estado de saúde é estável.
O granizo é a formação de pedaços de gelo formados por nuvens com temperaturas muito baixas, chamadas cumulonimbus. As pedras crescem e caem em direção ao solo, podendo chegar a tamanhos grandes, equivalentes a um ovo ou mesmo uma bola de tênis.
O temporal deixou 17 desabrigados (que perderam a casa e precisa de abrigo) e 11 desalojados (que precisaram sair de casa, mas se hospedaram com parentes ou amigos). O Executivo local decretou situação de emergência e aulas foram suspensas nesta segunda-feira (24) – 35 escolas foram afetadas, sendo 20 estaduais e 15 municipais.
O governo do Rio Grande do Sul deslocou equipes a Erechim com materiais e mantimentos. A Defesa Civil também está no município para o gerenciamento da crise.









