Chuva deixa toda a cidade de São Paulo em atenção para alagamentos
Cidades da Grande São Paulo como Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba e Taboão da Serra também registram volume alto de chuva
Paulo Sabbadin
Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos após as fortes chuvas registradas na tarde desta quarta-feira (6), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
"Há potencial para rajadas de vento e descargas elétricas, transbordamentos e formação de alagamentos", formou o CGE. A cidade chegou a ter 22 pontos de alagamento.
Na capital, a chuva forte se concentra nas zonas norte e oeste, se deslocando para a zona sul. Cidades da Grande São Paulo como Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba e Taboão da Serra também registram volume alto de precipitação.
O primeiro transbordamento aconteceu no Córrego Itaim, na zona leste da capital. Já o Córrego do Lajeado, também na zona leste, ficou na iminência de transbordar.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender 11 ocorrências de queda de árvores e 28 de enchentes na região da Grande São Paulo.
Cuidados recomendados pela Defesa Civil:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.