Chuva de meteoros Perseidas será visível no Brasil a partir desta terça-feira (12)
Fenômeno está em atividade desde julho, mas atingirá seu ápice nesta semana; confira horários

Camila Stucaluc
Os amantes da astronomia podem comemorar: nas madrugadas desta terça e quarta-feira (12 e 13) será possível acompanhar a chuva de meteoros Perseidas. Apesar de estar em atividade desde julho, o fenômeno atingirá seu pico a partir de hoje, sendo visível em todo o Brasil, sobretudo na região Norte.
Segundo o Urânia Planetário, a previsão é que a chuva chegue a 100 meteoros por hora em seu ápice, a partir das 2h30 de terça-feira. No Norte e Nordeste, a observação será melhor por volta das 4h, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, o melhor momento para observar o fenômeno será entre 4h30 e 5h. No Sul, a visibilidade deve ser comprometida.
Para aproveitar ao máximo o evento celestial, o recomendado é procurar locais mais escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. Os especialistas informaram, contudo, que na noite do pico da chuva, a Lua estará 89% cheia, comprometendo a observação do fenômeno no momento da atividade máxima. Assim, apenas os meteoros mais brilhantes serão vistos.
+ Telescópio James Webb descobre seu primeiro planeta fora do Sistema Solar
“O radiante da chuva de meteoros ocorre na divisa entre as constelações de Cassiopeia e Perseu, na região das constelações boreais. Essa chuva é melhor observada por quem estiver próximo ou acima da linha do Equador, como as regiões Norte e Nordeste do Brasil”, disse o Urânia Planetário.
O que são chuvas de meteoros?
Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como "estrela cadente". Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.