Publicidade
Tecnologia

Telescópio James Webb descobre seu primeiro planeta fora do Sistema Solar

Apelidado de TWA 7b, astro tem massa semelhante à de Saturno e está localizado a cerca de 110 anos-luz da Terra

Imagem da noticia Telescópio James Webb descobre seu primeiro planeta fora do Sistema Solar
Primeira foto direta do exoplaneta TWA 7b (mancha laranja) capturada pelo telescópio James Webb | Divulgação/Nasa
Publicidade

O telescópio espacial James Webb capturou, pela primeira vez, imagens diretas de um exoplaneta, isto é, um planeta fora do Sistema Solar. A marca foi divulgada na quarta-feira (25) pela agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), uma das responsáveis pelo desenvolvimento e monitoramento do equipamento.

Segundo os astrólogos, as imagens revelam o planeta TWA 7b. Com a massa semelhante à de Saturno, sendo o mais leve dos exoplanetas já descobertos, o astro orbita uma estrela chamada TWA 7, localizada em um sistema solar jovem. A distância entre o planeta e a Terra é de cerca de 110 anos-luz.

Para detectar o astro na imagem, foi preciso suprimir cuidadosamente o brilho da estrela hospedeira – numa técnica conhecida como imagem de alto contraste. Posteriormente, utilizaram uma fonte infravermelha fraca, revelando o planeta em uma lacuna de detritos e poeira em torno da TWA 7. O brilho, a cor, a distância da estrela e a posição do astro apontam para um planeta jovem, gasoso e frio.

"Este observatório permite-nos capturar imagens de planetas com massas semelhantes às do Sistema Solar, o que representa um passo em frente na nossa compreensão dos sistemas planetários, incluindo o nosso," disse a pesquisadora Mathilde Malin, da Universidade Johns Hopkins e do Space Telescope Science Institute em Baltimore.

+ Cientistas encontram indícios promissores de vida em outro planeta

Desde que o primeiro exoplaneta foi descoberto, em 1992, quase 6.000 outros foram detectados por cientistas. A maioria, contudo, foi descoberta por por meio de métodos indiretos, como detectar a sombra do planeta passando pela face de sua estrela hospedeira. Agora, tecnologias como o telescópio James Webb conseguem capturar imagens diretas dos astros, facilitando a observação de objetos circundantes.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade