Carrefour no Brasil nega desabastecimento de carne e lamenta boicote de produtores brasileiros
Ação no país é retaliação à decisão da rede na França, que parou de importar carnes produzidas em países do Mercosul
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Grupo Carrefour Brasil afirmou que a decisão pela suspensão do fornecimento de carne pela indústria brasileira impacta seus clientes, "especialmente" aqueles que confiam no grupo "para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade".
+ Ministro da Agricultura apoia boicote de produtores de carne brasileiros ao Carrefour
Ao enviar o comunicado, a assessoria de imprensa da companhia salientou, no entanto, que "não há falta de carne nas lojas da empresa" até o momento.
Na semana passada, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), disse que a decisão do Carrefour de parar de importar carne de países do Mercosul é "mais uma tentativa de lacração dos franceses, que tentam conversar e atender os anseios dos seus produtores rurais, e nem isso conseguem".
Lupion ainda propôs ao agro brasileiro a paralisação da entrega de carnes ao Carrefour no Brasil, como retaliação. "Não aceitamos e não aceitaremos. Se a carne brasileira serve para ser consumida nas lojas do Carrefour e de todas as suas outras empresas aqui no Brasil, elas servem também para a Europa", pontuou.
+ Lira cobra retratação de CEO do Carrefour e diz que Câmara discutirá lei de reciprocidade
"Sugiro e já conversei, inclusive, com as entidades de produtores de proteína, de carne, que parem de entregar os seus produtos para o Carrefour e para as demais marcas dessa empresa aqui no Brasil, para que eles entendam o que é respeitar o produtor rural brasileiro".
Confira o posicionamento
"Nós, do Grupo Carrefour Brasil, lamentamos profundamente a atual situação e reafirmamos nossa estima e confiança no setor agropecuário brasileiro, com o qual sempre mantivemos uma relação sólida e de parceria. Entendemos a importância deste setor para a economia e para a sociedade como um todo, e continuamos comprometidos com o fortalecimento dessa relação.
Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade.
Há 50 anos temos construído e mantido uma excelente relação com nossos parceiros e fornecedores, pautada pela confiança mútua. Por isso, estamos em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne nas nossas lojas o mais rápido possível, respeitando os compromissos que temos com nossos mais de 130 mil colaboradores e com milhões de clientes em todo o Brasil.
Reiteramos nosso compromisso com o país, o respeito ao consumidor e a transparência em todas as etapas deste processo. Seguiremos trabalhando para resolver essa situação da melhor forma possível, sempre com o objetivo de atender com qualidade e excelência aos nossos clientes."