Carnaval do Rio de Janeiro terá postos médicos nos circuitos de blocos
O esquema entra em vigor no próximo fim de semana, com suporte médico a 47 blocos
Vithor Laureano
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) anunciou medidas especiais para garantir a segurança dos foliões durante o carnaval de rua na cidade. Quatro postos médicos serão instalados estrategicamente nos bairros do centro, Copacabana e Ipanema, visando atender às áreas de maior concentração de público.
+ Rio 60 graus: cidade bate recorde de sensação térmica
O esquema entra em vigor no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro, quando desfilam os megablocos Carrossel de Emoções e Chá de Alice. A estrutura dos postos incluirá 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado distribuídos entre as unidades.
Além disso, serão disponibilizadas 20 poltronas de hidratação e 142 ambulâncias avançadas estarão prontas para transferir casos mais graves para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais da rede, com coordenação da Central Municipal de Regulação. O atendimento contará com a presença de 200 profissionais de saúde.
+ Carnaval em São Paulo começa amanhã; confira programação dos blocos de rua
Localização dos postos médicos
No centro, os postos estarão localizados na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca, operando nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro, assim como nos dias 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro.
Em Ipanema, a unidade na Praça Nossa Senhora da Paz dará suporte aos blocos que desfilam na Lagoa e no Leblon nos dias 27 e 28 de janeiro, 3, 4, 9, 10, 11, 12, 13 e 18 de fevereiro.
Já em Copacabana, o posto na Praça do Lido atenderá aos foliões dos blocos do Leme nos dias 10, 13 e 17 de fevereiro, proporcionando assistência médica qualificada durante todo o período festivo.