Publicidade
Brasil

Carnaval do Rio: conheça os enredos escolhidos pelas escolas do Grupo Especial para 2025

Milton Nascimento e o carnavalesco Laíla serão homenageados na avenida

Imagem da noticia Carnaval do Rio: conheça os enredos escolhidos pelas escolas do Grupo Especial para 2025
Confira os enredos das escolas de samba do Rio | Divulgação
Publicidade

Os enredos das 12 escolas de samba do Grupo Especial carioca já foram escolhidos. Nas redes sociais, as agremiações divulgaram os temas para 2025. A maioria delas fará referência a religião e à cultura africana.

Além desses temas, o cantor Milton Nascimento, o carnavalesco Laíla e Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, serão homenageados no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Confira o enredo de cada escola

Vila Isabel

Divulgado nesta quarta-feira (15), o tema da Vila Isabel é voltado para as assombrações. O tema “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Unidos de Padre Miguel

A escola vai homenagear a matriarca de um dos mais antigos templos afro-brasileiro, Iyá. "Bradaremos a trajetória e a obra matriarca da Iyá de todos os ilês e mãe de todas as casa", diz a agremiação.

Unidos da Tijuca

Com o tema "Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita", a escola de samba vai contar a história do orixá filho de Oxóssi e Oxum.

Grande Rio

A escola de samba vai homenagear o estado do Pará. A informação foi confirmada pelo governador Hélder Barbalho.

Unidos do Viradouro

Atual campeã do Carnaval, a agremiação divulgou o tema “Malunguinho: O Mensageiro dos Três Mundos”. O desfile será voltado a entidade afro-indígena que é o responsável pela chave mágica de abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam por proteção.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A escola de samba divulgou o enredo “Voltando Para o Futuro — Não há Limites Para Sonhar". Para o desfile, a escola promete uma viagem intergaláctia para se conectar com seu brilho mais intenso.

Tuiuti

Por meio do desfile, a escola de samba vai apresentar a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil.

Beija-Flor

A agremiação de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai homenagear o carnavalesco Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, mais conhecido como Laíla. Ele morreu vítima da covid-19 em junho de 2021.

Portela

A escola vai homenagear o cantor Milton Nascimento no Carnaval de 2025, com o tema "Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”.

Salgueiro

A escola escolheu o tema “Salgueiro de Corpo Fechado” focado nas religiões e entidades africanas.

Imperatriz Leopoldinense

O tema "Ómi Tútu ao Alafon - Água fresca para o senhor de Ifón", escolhido pela Imperatriz, vai contar a história da ida de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.

Mangueira

Com o enredo “À Flor da Terra — No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões” a agremiação vai refletir na avenida sobre a “historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas”.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade