Carnaval do Rio: conheça os enredos escolhidos pelas escolas do Grupo Especial para 2025
Milton Nascimento e o carnavalesco Laíla serão homenageados na avenida
Iris Tavares
Os enredos das 12 escolas de samba do Grupo Especial carioca já foram escolhidos. Nas redes sociais, as agremiações divulgaram os temas para 2025. A maioria delas fará referência a religião e à cultura africana.
Além desses temas, o cantor Milton Nascimento, o carnavalesco Laíla e Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, serão homenageados no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Confira o enredo de cada escola
Vila Isabel
Divulgado nesta quarta-feira (15), o tema da Vila Isabel é voltado para as assombrações. O tema “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece” será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.
Unidos de Padre Miguel
A escola vai homenagear a matriarca de um dos mais antigos templos afro-brasileiro, Iyá. "Bradaremos a trajetória e a obra matriarca da Iyá de todos os ilês e mãe de todas as casa", diz a agremiação.
Unidos da Tijuca
Com o tema "Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita", a escola de samba vai contar a história do orixá filho de Oxóssi e Oxum.
Grande Rio
A escola de samba vai homenagear o estado do Pará. A informação foi confirmada pelo governador Hélder Barbalho.
Unidos do Viradouro
Atual campeã do Carnaval, a agremiação divulgou o tema “Malunguinho: O Mensageiro dos Três Mundos”. O desfile será voltado a entidade afro-indígena que é o responsável pela chave mágica de abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam por proteção.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A escola de samba divulgou o enredo “Voltando Para o Futuro — Não há Limites Para Sonhar". Para o desfile, a escola promete uma viagem intergaláctia para se conectar com seu brilho mais intenso.
Tuiuti
Por meio do desfile, a escola de samba vai apresentar a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil.
Beija-Flor
A agremiação de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai homenagear o carnavalesco Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, mais conhecido como Laíla. Ele morreu vítima da covid-19 em junho de 2021.
Portela
A escola vai homenagear o cantor Milton Nascimento no Carnaval de 2025, com o tema "Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”.
Salgueiro
A escola escolheu o tema “Salgueiro de Corpo Fechado” focado nas religiões e entidades africanas.
Imperatriz Leopoldinense
O tema "Ómi Tútu ao Alafon - Água fresca para o senhor de Ifón", escolhido pela Imperatriz, vai contar a história da ida de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.
Mangueira
Com o enredo “À Flor da Terra — No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões” a agremiação vai refletir na avenida sobre a “historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas”.