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Brasil

Campanha Nacional de Coleta de DNA para identificar pessoas desaparecidas começa nesta terça (5)

Iniciativa do Ministério da Justiça segue até 15/8 e envolve diversas instituições; Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) é coordenado pela Polícia Federal

Imagem da noticia Campanha Nacional de Coleta de DNA para identificar pessoas desaparecidas começa nesta terça (5)
Em Brasília, coleta é feita por agendamento em delegacias da Polícia Civil do DF | Divulgação/PCDF
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A Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas começa nesta terça-feira (5) e vai até o dia 15 de agosto, em todo o Brasil. A ação é fundamental para alimentar o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), gerido pela Polícia Federal (PF).

Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o objetivo da campanha é reunir material genético para facilitar a localização de desaparecidos.

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O que levar e como funciona coleta

A recomendação é que pelo menos dois familiares da pessoa, mãe e/ou pai, filho(a)s e irmãos, se apresentem para a doação de amostras biológicas.

No Distrito Federal, a Polícia Civil (PCDF), por meio do Instituto de Identificação de Pesquisa e DNA Forense (IPDNA), é responsável por coletar o material.

Familiares devem levar documentos de identificação, do ente desaparecido e o memorando de solicitação de coleta entregue pelas delegacias de polícia, com a ocorrência de desaparecimento. Menores de idade e familiares com limitações de compreensão devem estar acompanhados de responsável legal.

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Objetos de uso único do ente desaparecido, como escova de dentes e/ou material biológico (dente e cordão umbilical, também ajudam na identificação.

Concluída a coleta, os peritos fazem o exame de DNA para a inclusão dos dados no banco de perfis genéticos do IPDNA/PCDF e no Banco Nacional de Perfis Genéticos, para cruzamento de informações de pessoas vivas e mortas não identificadas. Em caso de resultado positivo, a família é oficialmente informada.

Atendimento no DF

  • Das 9h às 18h, no IPDNA, que fica no Departamento de Polícia Especializada (DPE), no complexo da Polícia Civil;
  • A campanha segue até 15 de agosto;
  • O agendamento para coleta é feito, preferencialmente, pelas delegacias de polícia, diretamente com o IPDNA. Em caso de dúvida, familiares também podem entrar em contato pelos telefones (61) 3207-4365 e 3207-4367 ou pelo e-mail ipdna-desaparecidos@pcdf.df.gov.br. Há também um WhatsApp específico para questões sobre desaparecidos: (61) 98253-8016.
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