Brasília lidera ranking de capitais com melhor qualidade de vida
O que mais contou para o resultado foi o número de praças, parques e áreas verdes que existem na capital federal
Nathalia Fruet
Brasília lidera o ranking de capitais brasileiras com melhor qualidade de vida. Isso é o que mostra o Índice de Progresso Social (IPS).
+ São Paulo recebe evento sobre cultura pop asiática
O país, segundo o IPS, foi dividido em nove Brasis, com índices que mapeiam a qualidade de vida segundo bem-estar, necessidades humanas e oportunidades.
"Olhamos exclusivamente para indicadores sociais e ambientais de um território e medindo resultados finalísticos. Ou seja, o IPS não está interessado em saber quantas escolas foram construídas naquele município. Está interessado em saber se as crianças que entraram naquela escola estão saindo com educação de qualidade", explica a coordenadora do índice, Melissa Wilm.
Quando o assunto é liberdades individuais e de escolha, municípios que ficam no norte do país apresentam os piores índices, como é o caso do Amazonas, Acre e Amapá. Já onde o mapa é mais azul, cidades da Bahia e do Piauí são exemplos de inclusão social.
+ Paisagens, cultura e vinho; conheça o passeio turístico Trem Pampa
Em meio a realidades tão distintas do país, Brasília aparece como a capital brasileira com melhor qualidade, à frente de Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. E o que mais contou para esse resultado foi o número de praças, parques e áreas verdes que existem na capital federal.
"Nós não temos praia, mas nós temos o Lago Paranoá, onde as pessoas têm uma água de qualidade onde pode tomar banho, temos o Parque da Cidade, como você está vendo aqui, um parque frequentado, tudo muito bem cuidado, cheio de gente, cheio diariamente", ressalta o educardor físico Leonardo Santos.
Mas quem vive na capital sabe que Brasília é muito mais do que parques e praças. "Eu acho que Brasília tem o melhor dos dois mundos. Tem a parte boa de você conseguir ficar em ambientes abertos, experienciar, mas também tem as vantagens de capital e você conseguir ter acesso a bons serviços", fala o médico Klaus Barros.
Para o professor Julio Cezar, "é um lugar com bem mais oportunidade de emprego. A questão salarial um pouco melhor do que lá no Nordeste. Mas é uma cidade acolhedora também, tem lugares, tem muitas oportunidades ao ar livre e você aproveita no final de semana".
E quem já visitou outras capitais pelo mundo diz que a capital brasileira não perde pra nenhuma delas. "Eu já estive em algumas capitais do Brasil, e Brasília é diferente do mundo inteiro, eu acho, porque até as capitais de fora que eu conheço também, e eu não conheço nada parecido", fala a médica Lívia Portela.
"Moro em Brasília desde 2006. Não me vejo morando em outro lugar de jeito nenhum. Talvez um apartamentinho em Paris", acrescenta.