Brasil inicia semana com onda de calor e clima seco
A partir de sábado (24), alguns estados terão uma queda brusca nas temperaturas
A semana está começando com altas temperaturas no Brasil e a onda de calor permanece no país até sexta-feira (23). No entanto, a partir de sábado (24), alguns estados terão uma queda brusca nas temperaturas.
A preocupação mais imediata é com a estiagem. Imagens de satélite mostram a formação de nuvens carregadas somente nos extremos do país, como no Rio Grande do Sul. No interior, o tempo segue seco com a umidade relativa do ar despencando.
+Após frio intenso, onda de calor chega a várias regiões do Brasil
Os índices de umidade estão ainda mais alarmantes em outras regiões do país, como no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Além disso, a baixa umidade aliada ao calor favorecem as queimadas que persistem no Centro-Oeste. Mais de um milhão de litros de água já foram lançados por aviões da Força Aérea Brasileira para tentar apagar os focos de incêndio no Pantana desde o início da operação.
+Mundo registra segundo julho mais quente da história
Apesar de parecer distante do sul do país, a fumaça das queimadas chegou por lá. O céu de várias cidades de Santa Catarina amanheceu encoberto. O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi fechado para pousos e decolagens durante a manhã. No entanto, neste caso, o nevoeiro marítimo foi o principal responsável.
Onda de frio no Brasil
Uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado. O ar frio, então, vai se mover rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente.
No entanto, nesta terça-feira (20), as temperaturas seguem altas. Faz 34ºC em Boa Vista, 29°C em Natal, 30ºC em Brasília, 42ºC em Cuiabá e 27ºC em Curitiba.
Outras capitais também enfrentarão temperaturas elevadas: São Paulo deve registrar 29°C, Belo Horizonte 30°C, e Rio de Janeiro 35°C. Salvador, com previsão de 27°C, é uma exceção, com possibilidade de chuva durante a tarde.