Laparotomia exploradora: entenda a cirurgia que libera e reconstrói parede abdominal de Bolsonaro
Ex-presidente começou a ser operado às 8h30; essa é a sétima intervenção cirúrgica desde a facada em 2018

Warley Júnior
O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora na manhã deste domingo (13), no Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado pela unidade, o procedimento busca liberar aderências intestinais e realizar a reconstrução da parede abdominal.
Bolsonaro foi transferido para o DF Star na noite de sábado (12) após apresentar quadro de obstrução intestinal que persistiu mesmo com as primeiras medidas clínicas adotadas. Ele estava internado desde sexta-feira (11), em Natal (RN), onde relatou fortes dores abdominais.
Entenda a cirurgia

A laparotomia exploradora é um procedimento cirúrgico em que os médicos realizam uma incisão no abdômen para investigar diretamente os órgãos internos. No caso de Bolsonaro, a cirurgia foi indicada para tratar aderências — faixas de tecido cicatricial que podem causar obstruções no intestino — formadas após intervenções anteriores.
A operação também inclui a reconstrução da parede abdominal, comprometida por cirurgias anteriores.
Essa é a sétima cirurgia de Bolsonaro relacionada às complicações da facada que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial. Desde então, o ex-presidente já passou por diversas internações e procedimentos no sistema digestivo.
O boletim afirma que a decisão pela cirurgia foi tomada em comum acordo pelas equipes médicas responsáveis após reavaliação clínica e novos exames laboratoriais e de imagem. Ainda não há previsão de alta.
Veja o boletim médico na íntegra
“O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas.
As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.