Azeite brasileiro ganha espaço no mercado Internacional
Com produção crescente de azeite, Brasil conquista paladares e prêmios internacionais
O mercado de azeite brasileiro tem se expandido significativamente nos últimos anos, ganhando destaque tanto no cenário nacional quanto internacional. A Serra da Mantiqueira, em São Paulo, tem se destacado na produção de azeite, chegando a competir em concursos internacionais.
+Alimentos chegam aos consumidores sem passar por controle de qualidade
Com a colheita de azeitonas ocorrendo entre janeiro e março, o processo de produção é meticuloso.
Segundo Thais Pereira dos Santos, gerente de uma das principais marcas de azeite da região, "o fruto é colhido no nosso pomar, imediatamente levado para o lagar para estabilizar a temperatura”. A extração do azeite é realizada no máximo em 48 horas.
Os números confirmam o crescimento: em 2022, o Brasil produziu 570 mil litros de azeite, e em 2023, a produção subiu para mais de 640 mil litros.
No entanto, o país ainda consome menos de 1% do azeite produzido localmente, sendo que a maior parte da produção está concentrada no Rio Grande do Sul e na Serra da Mantiqueira.
+Ministério da Agricultura manda recolher 10 marcas de azeite; veja quais são