Apesar de oferecer riscos, fenol é facilmente encontrado à venda na internet
Substância foi usada no procedimento estético que matou um empresário em São Paulo
Foi enterrado nesta quinta-feira (6), em Pirassununga, interior de São Paulo, o corpo do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, que morreu durante um procedimento estético conhecido como "peeling de fenol". Apesar de oferecer riscos, o fenol é facilmente encontrado à venda na internet.
Entre os compradores estão clínicas como a da esteticista Natália Becker, que fez o procedimento em Henrique. Foi o que admitiu a advogada dela, Tatiane Forte: "esse produto pode ser comprado na Shopee, no Mercado Livre, na internet".
Uma substância potente, que age na pele causando inflamação e estimula o surgimento de um novo tecido. O uso do fenol para fins estéticos não é recente. "Ele é usado há mais de 100 anos pra tratar rugas e manchas", diz o dermatologista Felipe Ribeiro, coordenador da Sociedade Internacional de Peeling.
O que pouco se falava, até esta semana, era sobre os perigos do produto. "O fenol, quando ele atravessa o coração, ele gera uma arritmia, e o coração passa a bater de uma forma diferente. Quando a gente está num ambiente cirúrgico, a gente controla isso, então eu noto, através do eletrocardiograma, fazendo ali na hora, que o coração mudou de aspecto de batimento e trato", afirma o dermatologista.
Para a polícia, Natália assumiu o risco ao usar o produto em um procedimento que terminou com a morte de Henrique da Silva Chagas. O empresário estava acompanhado do namorado, Marcelo Camargo.
"Depois que entrei na sala, por cinco minutos, a gente conversou bastante, ele falou que foi muito dolorido, que estava ardendo, que estava queimando, que ele tinha sofrido bastante no procedimento, mas que estava feliz porque era o que ele queria, e do nada ele apertou minha mão, arregalou o olho e apagou", conta o namorado.
Segundo ele, Natália não sabia como agir: "ela ficou totalmente desnorteada, uma pessoa que não tinha preparo para uma eventual emergência num procedimento tão delicado quanto esse".