Apenas 3 dos 13 governadores eleitos com apoio de Bolsonaro confirmaram presença em manifestação
A lista nomes que devem comparecer conta, também, segundo o advogado Fábio Wajngarten, com mais de cem deputados e de 10 a 15 senadores
De acordo com levantamento dos organizadores da manifestação em apoio a Jair Bolsonaro, apenas três governadores confirmaram presença no ato. Nas eleições de 2022, o ex-presidente ajudou a eleger 13 chefes locais do Executivo.
+ Bolsonaro fica menos de 30 minutos na PF e se cala em depoimento
A lista de presenças confirmadas conta, também, segundo o advogado Fábio Wajngarten, com mais de cem deputados e de 10 a 15 senadores. Os nomes de quem confirmou participação no ato não foram revelados pelos organizadores.
A expectativa é de que ao menos 500 mil pessoas participem da manifestação, que ocorrerá no próximo domingo na avenida Paulista, em São Paulo.
Será um teste de força para Bolsonaro. O ex-presidente afirmou que quer usar do espaço para se defender de todas as acusações que lhe são imputadas. Oficialmente, seus advogados dizem que ele não tentou dar um golpe de Estado.
Nesta quinta-feira (22), após Bolsonaro permanecer em silêncio em oitiva na Polícia Federal (STF), a defesa do ex-presidente informou que acionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux “para que ele não reconheça qualquer habeas corpus no sentido da participação, ou não, do presidente na manifestação”.
O ex-presidente esteve na sede da PF por menos de 30 minutos. Ele se manteve calado e não respondeu a nenhum questionamento dos investigadores.
Bolsonaro foi convocado para ser ouvido no inquérito sobre seu envolvimento direto com a tentativa de golpe de Estado, tentativa de dissolução do estado democrático de direito e associação criminosa. Se condenado por esses crimes, o ex-presidente pode pegar até 23 anos de prisão.