Anvisa emite alerta para golpe aplicado em serviços de estética
Mensagem eletrônica enviada a salões e empresas de manicure e estética induz o destinatário a clicar em links suspeitos
Guilherme Resck
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta, nesta terça-feira (14), para que serviços de estética e beleza não se tornem vítimas de um novo golpe. Segundo o comunicado, denúncias recebidas pela agência apontam que um site não oficial estaria enviando a salões de cabeleireiro e empresas de manicure e estética uma mensagem eletrônica orientando a clicarem em links para obter o chamado Procedimento Operacional Padrão (POP).
A agência explica que o POP é uma documentação que traz a descrição das atividades exercidas nos estabelecimentos que oferecem procedimentos estéticos com o uso de cosméticos. Essa documentação deve ser feita pela própria empresa e ficar disponível para os profissionais e para autoridades sanitárias. Nenhum ente fiscalizador emite o POP.
+ Estudo descobre como o zika vírus afeta a formação do cérebro de bebês; entenda
A Anvisa ressalta que o site falso - https://rtpd.com.br/vigilancia_sanitaria/ - , que estaria disparando as mensagens, não tem qualquer ligação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, o endereço eletrônico de onde a mensagem parte (emissoes.anvisa@rtpd.com.br) é falso.
De acordo com as denúncias recebidas pela Anvisa, o texto eletrônico tenta enganar os profissionais do setor informando a obrigatoriedade da emissão do POP. A mensagem induz o destinatário a clicar em links suspeitos, porque alerta para possíveis penalidades quando o estabelecimento ou profissional não estiver com o documento em dia.
A Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa enviou um ofício a todas as vigilâncias sanitárias locais para avisar sobre o novo golpe.