Publicidade
Brasil

Anatel premia soluções para bloqueio de TV Boxes piratas

Concurso contou com a participação de estudantes, desenvolvedores e profissionais de tecnologia

Imagem da noticia Anatel premia soluções para bloqueio de TV Boxes piratas
Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) premiou três soluções inovadoras para bloquear o uso de aparelhos de televisão não homologados, popularmente conhecidos como "TV Boxes" piratas. Esses dispositivos permitem o acesso à programação de canais de TV de forma irregular, oferecendo risco à segurança dos dados dos usuários.

Cerca de 140 participantes, entre estudantes, desenvolvedores e profissionais de tecnologia, participaram da competição organizada pela Anatel e pela comunidade Hackathon Brasil. O superintendente de Outorga e Recursos a Prestação e da agência, Vinicius Caram, destacou a importância do evento para melhorar os processos de certificação e fiscalização dos equipamentos de telecomunicações.

"A gente aprendeu com cada um que participou para aprimorar nossos processos de certificação, de produtos, de equipamentos de telecomunicação, para aprimorar nosso processo de fiscalização e de certa forma aí preservar a indústria nacional", afirmou.

O uso de "TV Boxes" é permitido desde que os dispositivos sejam autorizados pela Anatel. Porém, quando o equipamento não é homologado, o usuário corre o risco de ter seus dados pessoais expostos a ataques de golpistas, além de estar cometendo uma infração. Richard Tordoya, fundador da comunidade Hackathon Brasil, ressaltou o perigo desses aparelhos.

"Esse aparelho hoje já oferece um risco de um vírus, um malware", alertou. Ele ainda destacou a relevância do evento para conscientizar a sociedade sobre os perigos de economizar de forma imprudente: "A eficiência desse evento não foi só desenvolver a solução, mas trazer esse tema à tona pra que a sociedade entenda a importância de que às vezes economizar pode sair caro."

O concurso não só desenvolveu soluções eficazes para combater o problema, mas também promoveu a conscientização pública sobre a importância da homologação de equipamentos eletrônicos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade