Ambulâncias do SAMU ficam paradas por falta de combustível em SP
Sindicato denuncia suspensão de cartão de abastecimento; equipes estão paralisadas e socorro a emergências é prejudicado
Imagens aéreas registradas pelo helicóptero do SBT mostram a denúncia de que ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em São Paulo estão paradas devido à suspensão do abastecimento de combustível. O sobrevoo foi realizado na base do SAMU localizada em São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital.
+ Delator do PCC: Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento em assassinato
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias de São Paulo (Sindsep), o uso do cartão de abastecimento foi suspenso sem qualquer aviso ou orientação. Essa medida teria causado a paralisação das equipes, comprometendo o atendimento de emergência em diversas situações críticas.
Procurada, a Prefeitura de São Paulo afirmou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que as ambulâncias "operam normalmente" na cidade e que o serviço, "em momento algum", foi interrompido. De acordo com a nota, houve uma "questão operacional" já solucionada junto à empresa que opera os cartões de abastecimento no último final de semana.
A Secretaria ainda acrescentou que "viaturas reservas" foram acionadas para o atendimento. O município reiterou que o serviço seguiu "sem intercorrências". Relatos de funcionários, junto à denúncia do sindicato e de alguns telespectadores do Primeiro Impacto, porém, dão conta de falhas no atendimento.
*a nota foi corrigida atualizada às 8h31, com o posicionamento da Prefeitura de São Paulo.