Brasil

AGU pede que Meta tire do ar vídeo falso de Alckmin no prazo de 24 horas

Conteúdo feito com uso de inteligência artificial apresenta falsas falas do vice-presidente e circula nas redes sociais

Imagem da noticia AGU pede que Meta tire do ar vídeo falso de Alckmin no prazo de 24 horas
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou notificação extrajudicial para a Meta, dona das redes sociais Facebook e Instagram, para que a empresa remova das suas plataformas, em 24 horas, um vídeo feito com uso de inteligência artificial com uma entrevista falsa do vice-presidente, Geraldo Alckmin, sobre dinheiro público.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O documento da AGU diz que o vídeo é enganoso e fraudulento e viola o direito à informação, extrapolando os limites da liberdade de expressão.

Caso não seja removido, pelo menos o material deve ter a seguinte sinalização: "O vídeo foi gerado por inteligência artificial - conteúdo alterado ou sintético". Além disso, a plataforma pode ser responsabilizada, já que ela tomou conhecimento do conteúdo ilegal.

Segundo a AGU, com a notificação, ele deixa "de se qualificar meramente como 'conteúdo gerado por terceiro', na forma do art. 19 do Marco Civil da Internet, para se qualificar como produção endossada e propalada deliberadamente pela própria notificada, considerada sua ciência inequívoca quanto ao ilícito praticado pelo seu usuário".

Assuntos relacionados

Meta
Vídeo
Geraldo Alckmin

Últimas Notícias