Advogados de Bolsonaro justificam ida à embaixada húngara: “Contato com autoridades do país amigo”
New York Times obteve imagens do ex-presidente buscando asilo na embaixada, quatro dias antes de a PF deflagrar operação contra suspeitos de tramar golpe de estado no Brasil
O New York Times obteve imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrando na embaixada da Hungria, local em que ficou entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano, como mostram as imagens de segurança obtidas pelo diário americano. Segundo os advogados do ex-mandatário do país, a presença dele no local teve como objetivo “manter contatos com autoridades do país amigo”.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
“Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro (Viktor Orbán), com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires. Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”, afirmou a equipe de advogados de Bolsonaro, em nota.
Quatro dias antes da ida de Bolsonaro a embaixada da Hungria, a Polícia Federal havia deflagrado a operação Tempus Veritatis, que teve como alvos suspeitos de tramar um golpe de Estado no Brasil. A ação, que fez buscas e apreensão na casa de Bolsonaro, também confiscou os passaportes do ex-presidente.
“Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, concluíram os advogados, em nota.
Confira a nota completa abaixo:
O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.
Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.
Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.
Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news.
São Paulo, 25 de março de 2024.