Acidentes aéreos: Cenipa indica possíveis causas de 3 dos 5 casos fatais em 2025
Relatório preliminar aponta hipóteses para acidentes de Ubatuba (SP), Caieiras (SP) e Cruzília (MG)
![Imagem da noticia Acidentes aéreos: Cenipa indica possíveis causas de 3 dos 5 casos fatais em 2025](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Facidentes_aereos_3c7043539f.jpg&w=1920&q=90)
Derick Toda
O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou, até o momento, três relatórios preliminares investigativos dos cinco acidentes aéreos que deixaram vítimas fatais em 2025.
Os documentos indicam as possíveis causas das tragédias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo, e Cruzília, interior de Minas Gerais, ocorridos em janeiro deste ano.
O Cenipa atua para concluir o relatório preliminar do avião de pequeno porte que caiu na zona oeste da capital paulista, na última sexta-feira (7), e da aeronave que explodiu ao cair no sul da Bahia, na segunda (10).
Ubatuba
![Imagens da aeronave que caiu em Ubatuba, SP | Francisco Trevisan/SBT](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Whats_App_Image_2025_01_09_at_11_20_23_1_6613f0e73d.jpeg)
O órgão aponta uma hipótese relacionada ao acidente de Ubatuba – "Runway Excursion" (RE) – que significa excursão de pista no pouso ou na decolagem. No caso, o Cenipa diz que "durante o pouso, a aeronave excedeu o limite longitudinal da pista e colidiu com o alambrado que limitava o sítio aeroportuário", parando apenas no mar.
O piloto da aeronave ficou preso entre as ferragens e morreu no local. Quatro passageiros sobreviveram no acidente, ocorrido em 9 de janeiro.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explica que o RE ocorre por "vários fatores contribuintes, que vão desde uma aproximação desestabilizada até condições impróprias de aderência da pista".
Caieiras
![Helicóptero com quatro ocupantes cai em meio a temporal em SP](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/helicoptero_desaparece_caieiras_sp_4_948807a22d.jpg)
No dia 16 de janeiro, uma queda de helicóptero deixou um casal morto. Duas pessoas sobreviveram – o piloto e a filha de 12 anos das vítimas.
O Cenipa apontou que houve colisão com solo em voo controlado (CFIT, em inglês). O CFIT ocorre quando há uma colisão ou quase-colisão com terreno, água ou obstáculo, durante o voo controlado, ou seja, sem falhas na aeronave, de acordo com a Anac.
"Durante o voo, a aeronave colidiu contra um grupo de árvores e, posteriormente, contra o solo, em uma área de clareira", diz relatório preliminar do Cenipa.
A Agência Nacional de Aviação aponta que perda de consciência, excesso de confiança na pilotagem e falta de cuidado aos detalhes são as principais causas para a ocorrência do CFIT.
Cruzília
![A aeronave era utilizada para pulverização de plantações e retornava à Fazenda Chalé quando ocorreu o acidente | Reprodução](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/queda_helicoptero_cruzilia_b9460da9c8.jpg)
No interior de Minas, em Cruzília, um acidente envolvendo um helicóptero que fazia pulverização de plantações de uma fazenda matou o piloto, o gerente da propriedade e uma auxiliar administrativa, no dia 27 de janeiro.
O relatório preliminar do Cenipa aponta como hipótese a perda de controle em voo (LOC-I, em inglês). Isso acontece em casos quando o piloto não consegue controlar a aeronave, como em situações de estol, movimento conhecido como parafuso.
A LOC-I "pode ser causada por diversos fatores, tais como a desorientação espacial, falha ou avaria de sistemas da aeronave, danos na estrutura da aeronave ou por eventos meteorológicos adversos", explica a Anac.