Publicidade
Mundo

Relatos de Israel: “A busca pela harmonia num território em guerra”

Repórter Flavia Travassos está em Israel e visita Jerusalém

Imagem da noticia Relatos de Israel: “A busca pela harmonia num território em guerra”
Publicidade

Flavia Travassos, de Jerusalém - Do alto, uma terra esbranquiçada. Pálida. Cansada. Mas viva. A cor bege claro das paredes chama a atenção. Curioso…esse lugar tem o peso da guerra, mas tem também certa leveza. É que, a cada esquina que a gente cruza aqui, os olhos só vêem uma cor.

Ao chegar a Jerusalém (considerada por Israel a capital), a cerca de 40 minutos de carro de Tel Aviv, cidade onde a maior parte da comunidade internacional mantém suas embaixadas, descobri que o fato das casas e edifícios serem do mesmo tom, não é uma coincidência. A Pedra Caliza de Jerusalém é a matéria-prima usada em, simplesmente, todas as construções.

O guia de turismo e professor de história, Sebastian Tchechenitzky, um argentino que vive em Israel há 25 anos, contou o motivo.

A ideia é que a imagem de Jerusalém permaneça a mesma, pra sempre. Assim, “no momento em que Jesus voltar, vai encontrar a cidade parecida com a que ele deixou”, disse Sebastian.

Aqui, na cidade considerada sagrada para as três maiores religiões monoteístas (judaismo, cristianismo e islamismo), até uma pedra representa a fé. É ela que Jesus verá espalhada em cada canto desse lugar quando retornar, como prevê a tradição religiosa. É fato que eles conseguiram criar harmonia entre as paisagens. A mesma que o mundo espera encontrar entre os povos um dia.

Publicidade

Assuntos relacionados

Israel
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade