Abastecimento de água em Joinville começa a ser normalizado após vazamento de ácido sulfônico
Produto químico foi derramado no Rio Seco após caminhão tombar em rodovia; Governo Federal reconheceu situação de emergência
Na manhã desta terça-feira (30), um dia após o acidente que causou o vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco, que abastece Joinville, em Santa Catarina, o prefeito da cidade informou que a estação de tratamento de Cubatão, fechada preventivamente após o incidente, foi reaberta. A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido até quarta-feira (31).
+ Após vazamento de ácido sulfônico em rio, Joinville decreta situação de emergência
Segundo Adriano Silva (Novo), a água está segura para o consumo da população. "Sim, a água está 100% segura. Voltamos aos índices normais. Inclusive, o bombeamento da água já iniciou e estamos enchendo os reservatórios da cidade", disse o prefeito, em vídeo gravado nas dependências da estação de tratamento (Veja abaixo).
Os locais mais próximos dos reservatórios terão o abastecimento restabelecido ainda nesta terça. Já nas regiões mais afastadas ou mais altas, o abastecimento deve ser normalizado até quarta-feira (31).
O ácido sulfônico é utilizado na fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes e limpadores em geral. Ele é considerado tóxico e corrosivo e, por isso, não deve ser inalado, ingerido ou entrar em contato com a pele e os olhos. O contato direto com a substância pode causar irritação nas vias respiratórias, queimaduras na pele e lesões oculares.
Motorista recebe alta
O motorista do caminhão, de 59 anos, recebeu alta do Hospital Municipal São José na manhã desta terça-feira (30). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Joinville.
O homem havia sido encaminhado ao hospital em estado estável logo após o acidente, com ferimentos pelo corpo e consciente, e ficou em observação.
Situação de emergência
O Governo Federal reconheceu na segunda-feira (29), em decorrência do extravasamento de produtos perigosos, a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Joinville. O decreto foi anunciado pela administração municipal logo após o acidente.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicou a portaria na noite de segunda, em Edição Extra do Diário Oficial da União.